O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Carregando...

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tempos Modernos

Atividade sobre as fases da industrialização utilizando o filme

“Tempos Modernos”

Charlie Chaplin.



Assista ao filme:




1 – Pesquise sobre o filme tempos modernos e sobre seu autor e personagem principal. Escreva uma sinopse do filme.

2 – Faça uma pesquisa sobre a época em que se passa a “estória” de Carlitos interpretado por Charlie Chaplin em Tempos Modernos (década de 30) e relate os principais fatos históricos desse período.

3 – Pesquise sobre as fases do processo de industrialização. Leia o que caracteriza cada uma e identifica qual foi retratada no filme. Faça um pequeno texto (entre cinco e dez linhas) explicando que fase foi esta e relacione-a com o filme em questão.

4 –Explique como era feita a divisão do trabalho nas fábricas e quais as características da execução do trabalho pelos operários.

5 – Como o funcionário é tratado na fábrica? Ele tem consciência sobre o que está produzindo? Explique.



6 - Quando Carlitos fica louco e acaba entrando nas engrenagens da fábrica, o que isso representa?


7 – Qual a situação da classe trabalhadora nessa época e qual sua relação com o Estado?


8 – É atribuída a Henri Ford, um grande empresário da indústria automobilística da época a seguinte frase:

“contratamos operários porque precisamos de seus braços e pernas, pena que eles tem que trazer a cabeça junto”.

Como você explicaria esta frase no contexto do processo industrial da década de 30?


9 – Sobre a primeira fase do processo de industrialização explique:

a) Onde ocorreu?

b) Que mudanças provocou na sociedade?

c) Quais transformações ambientais (sentido ecológico) essa atividade trouxe?

10 – Sobre a terceira revolução industrial explique:

a) O que a caracteriza?

b) Quais países estão nesta fase?

c) Utilizando o mapa múndi “mudo” abaixo, destaque alguns países que estão em cada uma das três etapas de industrialização (coloque as respectivas legendas).

Prof. Rubens Benatti

36 comentários:

  1. Oi professor, mh professora passou essa atividade,ela esta valendo 5,0 pts :D

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde consigo achar essas respostas para esses itens?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise sobre as fases da industrialização, o crash d a bolsa de Nova Iorque (New York) e suas implicações.

      Excluir
  3. Olá, bom dia, sou professor de uma escola pública, e achei mt legal esse questionário que vc fez sobre o filme Tempos modernos, gostaria que vc me passasse as resposta! Esperando sua resposta! Vitor Rebouças - Professor de História!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro colega.

      Olha, não existem respostas fechadas para essas perguntas. Peça para que os alunos respondam de acordo com explicado em aula.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  4. olá, gostei muito do seu questionario! gostaria que passesse o gabarito das questões! agradeço desde ja! abraços... e-mail: stefanny_vasconcelos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefanny. Não fiz um gabarito para essas questões, pois acho que vale o que respondi ao comentário anterior ao seu.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  5. Gostaria de obter as respostas. Se possível mande para meu e-mail: luna_joelma_calypso@otmail.com
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe colega, mas se enviar respostas estarei atrapalhando o seu processo de aprendizagem.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  6. Ola Professor Estou precisando de 3 pontos e esse trabalho a professora passou valendo 4 Teria como me passas a resposta apenas da questao 3 ?

    serventinaa@hotmail.com < eMail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe colega, mas se enviar resposta estarei atrapalhando o seu processo de aprendizagem.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  7. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

    Prof. Rubens.

    ResponderExcluir
  8. Olá professor Rubens bem interessante o seu blog esta atividade com o filme Tempos Modernos é bem interessante, este ano trabalhei com o vídeo do youtube pelo fato de ser curto os alunos prestam mais atenção e o resultado dos trabalhos surtem mais efeito.
    Incrível como as pessoas gostam de respostas prontas pela aula e os comentários após assistirem ao vídeo já dá para responder.
    Eu trabalho com geografia na rede pública e particular gosto muito de trabalhar com dinâmicas, cruzadinhas, caça palavras tenho várias, estou sempre elaborando.
    Meu email aparecida.geo@hotmail.com
    Sucesso Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi colega. Que bom encontrar pessoas dedicadas como você. Também acho que é pedagógicamente melhor reproduzir partes de filmes, ou filmes editados que caibam em uma aula, no entanto, quando se trata de clássicos, que os alunos dificilmente terão a oportunidade de assistir em outros lugares, acho positivo passar o filme na íntegra.

      Prazer receber seu comentário,

      Abraço,

      Rubens.

      Excluir
  9. Eu queria as respontas podia manda nesse email
    victor_canofre@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  10. vc poderia me mandar as respostas dessas perguntas Para hoje por favor.
    iuridanadinhoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  11. oooi, você poderia mandar as respostas para esse email : kethy27_hsm@hotmail.com
    agradeço desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  12. poderia por favor mandar as respostas para lelecodez@yahoo.com.br obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  13. oiiiiii, minha professora passou este trabalho,mas só vale 2,o.Obrigado ,eu acho.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, recibi esse trabalho ontem para fazer manuscrito. E eu percebi que todas as questoões que presciso. Tem como manda por e-mail as respostas dessas perguntas por favor.
    E-mail: priscilabatistam@gmail.com
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  15. Oi, sou um professor de história e gostei muito dessas perguntas e gostaria de saber as respostas para passar pros meus alunos, por favor me passa para o email
    pedro_nlx@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  16. OI,tdo bem? Recebi essas questoes desse trabalho e preciso para hoje de noite. tem como mandar as respostas ainda hoje,por favor..E-mail; dilcezan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  17. favor me mandar as respostas desse trabalho pelo Email. dilcezan@hotmail.com muito obrigada. abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
    2. Professor sua atividade está maravilhosa. Fiquei um pouco triste por que a professora de minha filha que é sétimo ano (sexta-série), passou para a turma dela sem nenhuma discussaão prévia. Apenas passou o filme e a atividade. Considerei inadequada para a idade .

      Excluir
  18. Essa atividade é adequada para uma turma de sexta série?

    ResponderExcluir
  19. Essa atividade é adequada a uma turma de sexta série?

    ResponderExcluir